sexta-feira, 16 de março de 2012

ICS aprova Missão, Visão e Princípios para o período de 2012 a 2015


Em continuidade ao processo de planejamento estratégico para 2012/2015, iniciado a cerca de um ano em todas as subunidades administrativas e Acadêmicas, a Congregação do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), em reunião extraordinária realizada no dia 08 de março, analisou as propostas resultantes do I Diálogo Estratégico de Gestão, que ocorreu no dia 18 de janeiro de 2012, e aprovou e homologou por unanimidade a Missão, a Visão e os Princípios, que constituem os propósitos do Instituto para o quadriênio de 2011 – 2015, em conformidade com a Metodologia de Desenvolvimento para o Plano de Gestão das Unidades, aprovada no I Fórum dos Dirigentes da Universidade Federal do Pará (UFPA), realizada no dia 09 de dezembro de 2011, na cidade de Castanhal – PA. 

Segundo os propósitos aprovados, o ICS tem a Missão de formar profissionais na área de saúde, em nível de graduação e pós-graduação, integrando o ensino, a pesquisa e a extensão com os serviços de saúde, por meio de atuação ética e multiprofissional, com vistas a contribuir para a promoção da saúde e o desenvolvimento sociocultural e científico. Como Visão, busca ser reconhecido, nacionalmente, como referência na Amazônia no campo das ciências da saúde e  tem os mesmos Princípios da UFPA, como a universalização do conhecimento, o pluralismo de ideias e de pensamento, a excelência acadêmica, dentre outros.

“A partir de agora com a aprovação da Missão, da Visão Estratégica e dos Princípios todas as Subunidades, docentes, discentes, e técnico-administrativos passam a ter o desafio de contribuir, mais ainda, para o engrandecimento do Instituto”, ressalta a diretora geral do ICS, professora doutora Eliete da Cunha Araújo.

Durante a reunião extraordinária, foi aprovada, também, a realização dos II e III Diálogos Estratégicos, nos quais serão discutidas e validadas as variáveis de ambiente externo e de ambiente interno, respectivamente. 

O II Diálogo Estratégico acontece no dia 19 de março. Já o III Diálogo será realizado no dia 21 do mesmo mês. Todas as duas reuniões serão no horário de 8h30 às 12h30.Participarão dos referidos eventos todos os 26 membros da Congregação, obrigatoriamente, e outras pessoas que tenham feito ou possam fazer contribuições relevantes para a construção do processo de planejamento estratégico do ICS, limitadas a ¼ do número de membros da Congregação, totalizando 7 convidados.

Haverá, ainda, um IV Diálogo Estratégico a ser realizado, posteriormente, para a definição e aprovação de metas, indicadores e ações estratégicas, que deverão compor o Plano de Gestão do ICS 2012 – 2015, com base nos Planos de Metas das Subunidades, dos quais está concluído somente o da Faculdade de Nutrição (FANUT), até a presente data, mas todas as demais subunidades estão em processo de elaboração dos respectivos Planos, tendo com referencial o Mapa Estratégico divulgado no Plano de Desenvolvimento Institucional 2011/2015 da UFPA.   

Texto: Edson Moraes.
Fotos: Luís Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário