Faculdades

• Faculdade de Enfermagem

- A Faculdade de Enfermagem é responsável por formar estudantes do curso de bacharelado e licenciatura em Enfermagem, da Universidade Federal do Pará, sendo responsável por seu ensino teórico e prático.  Em 2010, foram inauguradas as novas instalações da Faculdade, no Campus Guamá da UFPA. É constituída por 37 professores efetivos e 29 substitutos, oferecendo anualmente em seu processo seletivo 81 vagas, sendo uma destinada aos portadores de deficiência física (PCD). Possui  atualmente um Doutorado, realizado em convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina, e em 2010 foi aprovado o curso de Mestrado em Enfermagem. 

• Faculdade de Farmácia

Em construção.

• Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional

Em construção.

Faculdade de Medicina

- Fundada em 1919 e federalizada em 1950, a Faculdade de Medicina e Cirurgia do Pará foi fundada por médicos paraenses, liderados por Camilo Salgado. A Faculdade de Medicina faz parte da Universidade Federal do Pará desde 1955. Anualmente oferta 151 vagas em seu processo seletivo, sendo uma das vagas destinadas à pessoas com deficiência (PCD).
Site: http://www.faculdademedicina.ufpa.br/

• Faculdade de Nutrição

Em construção.

• Faculdade de Odontologia

- No dia 04 de julho de 1914, era criada, em Belém, a Escola Livre de Odontologia do Pará. Mais tarde, a instituição passou a denominar-se Faculdade Livre de Odontologia do Pará. O passo mais importante em sua trajetória foi a sua integração à Universidade Federal do Pará (UFPA). Com a reforma implantada em 1961, a Faculdade de Odontologia passou a fazer parte do Centro de Ciências da Saúde (atual Instituto de Ciências da Saúde), e, neste novo sistema, desdobrou-se em dois departamentos didático-administrativos e um órgão de coordenação: O Curso de Odontologia.