quarta-feira, 5 de julho de 2017

Professoras do PPGENF participam de evento internacional na Espanha


As professoras doutoras Jacira Carvalho, Lúcia Takase e Sandra Polaro do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGENF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) reuniram-se na Espanha entre os dias 14 e 17 de junho. As professoras debateram aspectos teóricos na área de Enfermagem de Família na 13a Conferência Internacional de Enfermagem de Família.

Na ocasião apresentaram pesquisas realizadas em parcerias com seus orientandos de mestrado do PPGENF e alunos de iniciação científica do curso de graduação da Faculdade de Enfermagem.

A 13ª Conferência Internacional de Enfermagem Familiar que teve como temática: "Melhorando a Arte e a Ciência da Enfermagem Familiar: Transformando a Saúde para as Famílias”, aconteceu em Pamplona, Espanha no campus da Universidade de Navarra.

A conferência foi realizada com o objetivo de oferecer estratégias educacionais criativas que abordem tanto a arte como a ciência da enfermagem familiar, além de destacar a liderança e excelência em educação para a promoção da saúde das famílias em todo o mundo. Assim como promover a colaboração na educação em enfermagem familiar em todos os contextos de aprendizado, prática, pesquisa e inovação.

O evento também objetivava identificar oportunidades e estratégias para a enfermagem familiar, como a capacidade de resposta às questões sociais contemporâneas que afetam as famílias, a exemplo da crise dos refugiados, a pobreza, a discriminação e o conflito global. Além de destacar a pesquisa que se concentra nos desafios para a transformação da saúde e do atendimento familiar em todo o mundo e também fornecer um fórum de diálogo sobre os principais problemas conceituais e metodológicos que enfrentam os pesquisadores.

Pesquisas apresentadas:

1. Tipologia de Famílias Ribeirinhas Vivendo em uma Ilha do Estuário Amazônico
Autoras:
Jacira Carvalho, Carla Costa, Thais Souza, Aline Neves, Daniela Boução, Thayse Moraes, Luciana Leal, Edna Conceição, Francisco Bandeira, Lucia Goncalves.
Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

2. A aplicabilidade do modelo de avaliação da família de Calgary com Famílias de crianças com câncer no Brasil
Autoras:
Milene Carvalho, Carla Costa, Jacira Carvalho.
Instituição: Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

3. Uso do Photovoice para explorar o conceito de enfermagem familiar
Autoras:
Carla Sílvia Fernandes, Goreti Filipa Marques, Lucia Takase, Jacira Carvalho, Fátima Ferreira.
Instituições: Escola de Enfermagem, Santa Maria, Porto, Portugal / Universidade Federal do Pará, Belém, PA, Brasil.

4. Atitude de enfermeiros sobre membros de famílias acompanhantes de pacientes hospitalizados
Autoras:
Lucia Goncalves, Manuela Martins, Sandra Polaro, Elisa Feitosa, Nadia Costa.
Instituições: Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil / Escola Superior de Enfermagem do Porto, Porto, Portugal.

Na fotografia acima, as professoras estão com as pesquisadoras canadenses Lorraine Wright e Maureen Leahey, professoras eméritas da University of Calgary e teóricas renomadas em Enfermagem de Famílias.

Texto e foto: Divulgação/PPGENF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário