terça-feira, 10 de maio de 2016

ICS recebe recursos do Pró-Saúde

Foto: Divulgação/ICS
O Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu recursos do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde), articulado ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), no ano de 2012. 

São recursos que estão sendo usados para a melhoria dos projetos dos cursos do ICS, bem como para adaptação da Estratégia Saúde da Família do Combú e reforma do Laboratório de Habilidades Humanas da Unidade Municipal de Saúde do Guamá, buscando assegurar a integração ensino-serviço. 

Apesar de terem sido disponibilizados no ano de 2012, os recursos para adaptação e reforma só estão sendo utilizados neste ano pela Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), para onde houve o repasse. O coordenador de Atenção Básica da Sesma, Felipe Alves Safh Domingues da Silva, foi responsável por garantir a aplicação dos recursos, após articulação da Direção do ICS, na pessoa do Diretor Geral, professor Mauro Acatauassú Nunes e da Diretora Adjunta e coordenadora do Pró-Saúde/ICS, professora Márcia Maria Bragança Lopes. 

Esta é a segunda vez que o ICS é contemplado com o Programa. A primeira vez foi em 2005, quando a Faculdade de Enfermagem – única da Região Norte - foi selecionada e recebeu recursos para aplicação em seus projetos. Com parte desses recursos, foi construído o Laboratório de Habilidades Humanas, como adaptação da Unidade Municipal de Saúde do Guamá, com o objetivo de maior articulação ensino-serviço. 

A seleção pelo Pró-Saúde é uma coroação ao trabalho articulado entre Unidade, Sub-Unidades e Serviço, realizado pela gestão do ICS, que, como grupo, se preocupa com a qualidade das atividades acadêmicas, procurando proporcionar aos alunos condições adequadas para o ensino, pesquisa e extensão. 

PRÓ-SAÚDE - O Programa pertence ao Ministério da Saúde do Governo Federal. Nele, são avaliados os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Saúde das Universidades/Faculdades de todo o Brasil, em conjunto com as Secretarias Municipais e Estaduais de Saúde, sendo premiados os mais integrados ao atendimento à comunidade atendida nos Serviço do Sistema Único de Saúde Brasileiro. 


Texto: Rejane Lopes - Assessoria de Comunicação ICS/UFPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário