segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Abertas as inscrições para o III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia do ICS

A terceira edição do Congresso de Educação em Saúde na Amazônia (III COESA) já tem data definida para acontecer. O evento de maior importância do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) será realizado no período de 12 a 14 de novembro deste ano com a intenção de unir ensino, pesquisa e extensão e facilitar a troca de conhecimento e experiências técnico-científicas. 

Além de divulgar trabalhos científicos realizados dentro e fora da academia e permitir o intercâmbio de conhecimento, características que são marcas registradas do evento, nesta edição serão selecionados, dentre os trabalhos enviados para pôsteres, os melhores trabalhos de cada curso. Esses trabalhos irão compor mesas multidisciplinares em uma seção especial de comunicação oral, com o propósito de provocar debates e discussões, estimulando assim a inter-relação entre os cursos e os acadêmicos. Ao final, os melhores trabalhos serão premiados. 

 O tema escolhido pela comissão organizadora do III COESA é: “Navegando pelos rios da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade do cuidado à população amazônica”. Para o Prof. Victor Corrêa, um dos organizadores do evento, o tema não poderia ser diferente, uma vez que faz jus à realidade amazônica em que estamos inseridos. “É uma forma da gente se reportar ao nosso contexto”. “Nós temos muitos projetos voltados à realidade do nosso povo que vive em torno da universidade e dos rios”, afirmou. 

A multidisciplinaridade tem sido uns dos grandes desafios do evento até hoje. Possibilitar essa troca entre alunos e professores é um dos objetivos que norteiam o evento que tem ganhado cada vez mais notoriedade na esfera acadêmica. “O COESA já está em sua terceira edição e já começa a se consolidar como uma prática acadêmica dentro da agenda do Instituto de Ciências da Saúde”, disse Victor. 

História - Foi com a intenção de socializar os projetos realizados dentro das faculdades que o ICS criou, em 2008, a Jornada de Extensão, Pesquisa e Ensino (JOEXPE). Após quatro anos, em 2012, acreditando poder expandir ainda mais o evento e transformá-lo em algo mais abrangente, o ICS resolveu criar o Congresso de Educação em Saúde da Amazônia que desde então vem desempenhando um papel fundamental dentro da área de educação em saúde. 

 O Diretor Geral do Instituto de Ciências da Saúde e presidente do congresso, Prof. Mauro Nunes, convida a comunidade para participar do evento. “A sua presença será de elevada importância e a sua participação irá com toda certeza contribuir para fazer deste III Congresso de Educação em Saúde da Amazônia um marco histórico na busca de uma melhor saúde para nossa população amazônica e nosso país”, disse. 

Para mais informações sobre o III COESA, os interessados devem acessar o site do evento no endereço www.coesa2014.com.br. Está disponível também a página do evento no Facebook, na qual periodicamente, serão publicadas as notícias sobre o maior evento do ICS. Acesse e fique por dentro! 


Texto: Felipe Nobre - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde 
Imagem: Divulgação/ICS

Nenhum comentário:

Postar um comentário