quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Restaurante Universitário recebe campanha de combate à AIDS

O Restaurante Universitário da Universidade Federal do Pará (UFPA) será palco da campanha World AIDS Day, promovida por estudantes de Medicina do Instituto de Ciências da Saúde (ICS), vinculados à International Federation of Medical Students Association of Brazil (IFMSA)-UFPA, em parceria com o PET Saúde e o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS do Pará (GAPA/Pará). A ação educativa busca, além de orientar a comunidade acadêmica, informar sobre a realidade da doença no estado do Pará. 

A campanha se dará através da distribuição de material informativo sobre as formas de contaminação e o correto manuseio de camisinhas femininas e masculinas e, também, orientações sobre outras DSTs. “Geralmente, fazemos uma blitz na cidade, mas esse ano o World AIDS Day será destinado aos alunos da UFPA, já que percebemos que poucas campanhas são destinadas a esse público”, explica Isabelle Maruoka, discente do curso de Medicina da Instituição e uma das organizadoras do evento. 

World AIDS Day – O dia 1º de dezembro foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o dia internacional de combate a AIDS, o World AIDS Day. A data é uma oportunidade de reforçar a solidariedade às pessoas infectadas, assim como chamar a atenção das pessoas para a prevenção e desmistificação da doença. 

IFMSA no Brasil - A International Federation of Medical Studentes Associations of Brazil é uma instituição suprapartidária sem fins lucrativos, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS) e à Organização das Nações Unidas (ONU). A IFMSA-Brazil foi fundada em 1991 e desenvolve várias atividades, como projetos em Educação Médica, Saúde Pública, Saúde Reprodutiva, AIDS e Direitos Humanos.  Todo o trabalho do IFMSA-Brazil é voluntário e realizado exclusivamente por estudantes de Medicina em mais de 40 escolas de Medicina no Brasil. Na UFPA, O comitê existe há 10 anos, e conta com cerca de 30 membros. 

Programação – O World AIDS Day será realizado no Restaurante Universitário do Campus Básico da UFPA, no dia 30 de novembro, no horário de 12h às 14h. Juntamente com a distribuição de preservativos, lubrificantes e laços vermelhos, haverá a realização de dinâmicas educativas para ensinar aos estudantes da Universidade o uso correto da camisinha. “Vai ter também a distribuição de prêmios através de sorteios para os que participarem das atividades promovidas pela IFMSA-UFPA”, destaca Isabelle. 



Texto: Karina Lan’Arc – Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.
Foto: Divulgação/IFMSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário