Nos dias 29, 30 e 31 de março
aconteceu o Simpósio “Diálogos sobre o ensino na saúde: vivências de
reorientação na formação profissional em saúde”, em Florianópolis. O evento
reuniu professores e estudantes dos projetos Pró-Saúde, PET-Saúde e Pró-Ensino
na Saúde da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Universidade de Santa
Catarina (UFSC) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOchapecó).
As professoras Hilma Souza e Márcia
Bragança, da Faculdade de Enfermagem (FAENF) e a professora Carla Avelar Pires,
da Faculdade de Medicina (FAMED), representaram o Instituto de Ciências da
Saúde, da UFPA, no encontro.
As três Instituições de Ensino
Superior são parceiras no projeto “Ensino na Saúde: caminhos para a superação
dos desafios na formação profissional/CAPES”, e, durante o evento, trocaram
experiências, desenvolveram estratégias de intercâmbio, estudos e produção de
conhecimento na área do ensino da saúde, a fim de aumentar a visibilidade sobre
experiências de reorientação da formação profissional e na formação docente nos
cursos de graduação da área.
O Simpósio contou ainda com a
participação de renomes nacionais e internacionais do meio acadêmico, entre
eles o professor Ricardo Ceccim, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
(UFRGS), e a professora Laura Feuerwerker, da Faculdade de Saúde Pública da
USP, além dos arte-educadores Dan Baron e Manuela Souza, conhecidos por seus
trabalhos em educação popular junto a diferentes comunidades, no Brasil e no
mundo, com a proposta de uma pedagogia da transformação.
Hilma Souza (FAENF), Elizabeth Kleba (UFSC), Márcia Bragança (FAENF) e Carla Avelar (FAMED) |
Texto: Karina Lan’Arc –
Assessoria de Comunicação do ICS, com
informações da Agência de Comunicação da UFSC.
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