segunda-feira, 31 de março de 2014

Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial PPSUS/REDE 2012 acontece nos dias 1 e 2 de abril no ICS

Será realizado nos dias 1 e 2 de abril, o Seminário de Acompanhamento e Avaliação Parcial PPSUS/REDE 2012, a ser coordenado pela Fundação Amazônia Paraense (FAPESPA) e pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA), com o apoio do Ministério da Saúde (MS) e do CNPq.
       

quarta-feira, 26 de março de 2014

Convite para a Aula Inaugural do Curso de Mestrado em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Ambiente e Sociedade na Amazônia (PPG-SAS) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Prof. João Farias Guerreiro, tem a honra de convidar V. S. a participar da aula inaugural do Curso de Mestrado do PPG-SAS, que ocorrerá na próxima sexta-feira, 28, às 17h30min, no Auditório Monteiro Leite, no ICS, a ser proferida pelo Dr. Hélio Franco, Secretário de Saúde do Estado do Pará.

quarta-feira, 19 de março de 2014

Campanha ''Multa Solidária'': Não perca a oportunidade de se regularizar na Biblioteca do ICS!

A Biblioteca do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA realiza a campanha “Multa solidária” para arrecadação de alimentos destinados a instituições de caridade em Belém. A DOAÇÃO de FRALDA GERIÁTRICA, tamanhos M, G ou LATA DE LEITE EM PÓ permite aos usuários que se encontram suspensos ou em atraso na devolução dos empréstimos terem suas “multas” liberadas, sendo beneficiados em iniciar o período letivo de 2014 habilitados a realizar normalmente os seus empréstimos na Biblioteca! 

Início: 10.12.2013
Prorrogada até: 20.03.2014

terça-feira, 18 de março de 2014

Instituto de Ciências da Saúde tem nova direção

A nova direção do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no quadriênio 2014-2018, foi assumida pelo professor Mauro Amorim de Acatauassu Nunes, tendo a professora Márcia Maria Bragança Lopes como diretora adjunta, na cerimônia que ocorreu na sexta-feira, 14, no Auditório Prof. José Silveira Netto, do ICS. 

Leia a matéria completa no Portal da UFPA.

segunda-feira, 17 de março de 2014

Seleção para a Residência em Enfermagem Obstétrica 2014 - Edital 02/2014

A Faculdade de Enfermagem (FAENF) do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) torna público, por meio do Edital 02/2014, as normas do Processo Seletivo para preenchimento das vagas de enfermeiros residentes que ingressarão no Programa de Residência em Enfermagem Obstétrica da FAENF em 2014. Acesse nos links abaixo os documentos referentes ao processo seletivo.




Diretores do ICS para o quadriênio 2014-1018 tomam posse

Foi realizada na sexta-feira, 14, a cerimônia de posse dos novos diretores do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) para o quadriênio 2014-2018. Foram nomeados o professor Mauro de Amorim Acatauassú Nunes, como Diretor Geral, e professora Márcia Maria Bragança Lopes, como Diretora Adjunta. A posse ocorreu no Auditório José da Silveira Netto do ICS. A mesa foi composta pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará, professor Carlos Edilson de Almeida Maneschy, pelas Diretoras Geral e Adjunta do ICS do quadriênio 2010-2014, professoras Eliete da Cunha Araújo e professora Eliana Ozela, e pelos novos diretores. Estiverem presentes à cerimônia membros da administração superior da UFPA, diretores e coordenadores das unidades acadêmicas e administrativas do ICS, docentes, técnico-administrativos e discentes do Instituto.

UFPA entrega novo prédio da Faculdade de Medicina, no Campus do Guamá

A entrega oficial do novo prédio da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Pará encerra a fase de transferência dos cursos da área da saúde para o Campus Universitário do Guamá. A inauguração do espaço físico ocorreu nesta sexta-feira, 14, com a presença dos dirigentes da Administração Superior da UFPA, da Faculdade e do Instituto, além de professores, técnicos e alunos do curso de Medicina.

Leia a matéria completa no Portal da UFPA.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Fórum comemora 110 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas

Em comemoração aos 110 anos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas do Pará, será realizado o I Fórum de Educação Farmacêutica do Estado do Pará, nesta quinta-feira, 13, na Universidade Federal do Pará (UFPA). A intenção é refletir sobre os avanços, as perspectivas e as dificuldades apresentadas no cenário atual do setor. O encontro dará prosseguimento aos temas abordados no congresso nacional que ocorreu no mês de fevereiro, em Brasília, no qual a luta pela valorização da profissão farmacêutica foi o foco do debate. 

Leia matéria completa no Portal da UFPA. 

Foto: Divulgação

terça-feira, 11 de março de 2014

SESPA realiza palestras na semana do Dia Mundial da Tuberculose

O dia 24 de março de 1882 ficou marcado após o descobrimento do bacilo causador da tuberculose pelo médico Robert Koch. Cem anos depois, em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares lançaram o dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, doença que nos últimos anos teve um aumento no número de casos. Segundo os dados divulgados pelo Ministério da Saúde no ano passado, o Brasil registrou um aumento de mais de 70 mil casos de tuberculose.

Com o objetivo de controlar a doença no Pará, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESPA) se empenha, na data de 24 de março, na divulgação de informações para a comunidade em geral e alguns segmentos da saúde sobre os riscos que a tuberculose oferece. Este ano a SESPA adicionou ao público alvo de suas atividades os alunos dos cursos de bioquímica, biomedicina, enfermagem, farmácia, medicina e serviço social, por serem profissões de grande interesse para as ações referentes à tuberculose.

Para tanto, a SESPA programou realizar palestras na semana do Dia Mundial da Tuberculose, no período 25 a 28 deste mês, a serem proferidas por técnicos da Coordenação Estadual do Programa de Controle da Tuberculose e colaboradores. A palestras visam esclarecer, instruir e divulgar informações relevantes referentes à tuberculose. 

Serviço:
Realização de Palestras na Semana do Dia Mundial da Tuberculose
Local: Auditório Silveira Neto
Data: 26/03/2014
Hora:14h33min


Texto: Felipe Nobre - Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA
Imagem: Google/Reprodução
 

Convite para a inauguração do prédio da Faculdade de Medicina

O Magnífico Reitor da Universidade Federal do Pará, Prof° Carlos Edilson de Almeida Maneschy, a Diretora Geral do Instituto de Ciências da Saúde, Profª Eliete da Cunha Araújo e o Diretor da Faculdade de Medicina, Prof° Teiichi Oikawa, têm a honra de convidar V. S. para a inauguração do prédio da Faculdade de Medicina, na Cidade Universitária José da Silveira Neto. 

Local: Cidade Universitária José da Silveira Neto (Campus da UFPA), Av. Perimetral, S/N, Setor Saúde 

Obs. Próximo ao Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza 

Data: 14 de Março de 2014 

Hora: 9 horas

Convite para Cerimônia de Posse da Nova Diretoria do ICS


Convite posse ICS

Clique na imagem para visualizar o convite.

JORNAL BEIRA DO RIO: Diabetes exige cuidados especiais

Segundo dados da International Diabetes Federation (IDF) publicados no Atlas da Diabetes, de 2013, a doença atinge 382 milhões de pessoas no mundo inteiro e estima-se que, dessas, metade ainda não tenha sido diagnosticada. A maioria dos casos sem diagnóstico é de diabetes tipo 2, caracterizada pelo aumento descontrolado dos níveis glicêmicos no organismo. Apesar de ser mais comum em adultos, a doença tem se mostrado cada vez mais frequente entre as crianças e os adolescentes. 

Foi visando à conscientização dos pacientes sobre os riscos da doença que a enfermeira Odenilce Vieira Pereira desenvolveu a Pesquisa “Percepções do diabético sobre complicações com os pés e as implicações para o autocuidado”, orientada pela professora Mary Elizabeth de Santana. O trabalho foi a primeira dissertação do Programa de Pós-Graduação de Enfermagem (PPGEnf) da Universidade Federal do Pará (UFPA). 

Leia a matéria completa no Jornal Beira do Rio.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Cerimônia do Jaleco FFTO 2014

Na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, no auditório Silveira Neto, no Instituto deCiências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA), aconteceu a Cerimônia do Jaleco com os calouros de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. 

A Cerimônia do Jaleco tem por objetivo conscientizar o estudante e futuroprofissional de saúde sobre a importância desse instrumento de trabalho e os cuidados que devem ser tomados com o uso deste. O evento faz parte da Semana do Calouro FFTO 2014, organizado pela Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (FFTO), Centro Acadêmico de Fisioterapia (CAFISIO) e Centro Acadêmico de Terapia Ocupacional (CATO). Durante a semana, os novos estudantes puderam experienciar diversas atividades como palestras, oficinas, vôlei com lençol, prática de PBL (metodologia ativa) dentre outras atividades. 

Texto e fotos: Divulgação