segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Cecan-Norte realiza comemoração ao Dia do Nutricionista


No dia 31 de agosto, em comemoração ao Dia do Nutricionista, o Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição da Região Norte (Cecan-Norte) da Universidade Federal do Pará (UFPA) vai realizar uma atividade no Hall da Reitoria. A atividade terá início às 8h30min e irá até às 12h, com avaliação e orientação nutricional. 

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Programa de Educação Tutorial Medicina/Enfermagem seleciona bolsistas

Até o dia 29 de agosto, alunos de Medicina e Enfermagem da UFPA que estiverem cursando até o 4º semestre poderão se inscrever no edital de seleção de novos bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina/Enfermagem. Ao todo, quatro vagas estão sendo ofertadas para expandir o número de bolsistas do grupo, sendo duas destinadas aos discentes de Medicina e duas para os de Enfermagem.

Leia mais no Portal da UFPA.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Recadastramento na Biblioteca do ICS- 2° semestre/ 2011


A Direção da Biblioteca Setorial do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) solicita que os usuários façam a renovação de cadastros referente ao 2° semestre de 2011 até o dia 15 de setembro.  Para isso, devem comparecer à Biblioteca do ICS munidos de comprovante de matrícula atual. Os empréstimos de livros somente serão liberados após o recadastramento.   

terça-feira, 16 de agosto de 2011

JOEXPE 2011 será realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro

Com o tema “Construindo a abordagem multiprofissional na atenção integral à saúde”, será realizada a IV Jornada de Extensão, III Jornada de Pesquisa e II Jornada de Ensino (JOEXPE) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA), nos dias 27, 28 e 29 de setembro de 2011. O evento acontece no Centro de Convenções da UFPA, no campus do Guamá.

A JOEXPE é promovida pelo ICS e busca divulgar a produção acadêmica do Instituto. Além disso, a jornada pretende contribuir para a elevação dos padrões acadêmicos, através da união entre Pesquisa, Extensão e Ensino. Ela é destinada aos professores, estudantes, bolsistas, coordenadores e colaboradores de projetos de Extensão, Pesquisa e Ensino e, também, à comunidade acadêmica. Para os coordenadores, colaboradores e bolsistas de projetos, a participação é obrigatória. 

As inscrições iniciaram no dia 15 de agosto e terminam no dia 23 de setembro e serão feitas através do site http://www.ufpa.br/ics/joexpe/. A taxa de inscrição será de 1kg de alimento não-perecível (exceto sal e farinha de mandioca) que deve ser entregue no dia do credenciamento, dia 28 de setembro. Os alimentos serão doados às comunidades atendidas pelo Programa de Educação para o Trabalho - PET Ananindeua. Já as submissões de trabalhos serão de 15 de agosto a 19 de setembro e podem ser realizadas, também, pelo site http://www.ufpa.br/ics/joexpe/

A programação da JOEXPE 2011 será divulgada em breve, assim como a programação dos Cursos Pré-Jornada que acontecem no dia 27, nas faculdades do ICS. 


Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde. 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Oficina da Faculdade de Medicina capacita em habilidades médicas

Socializar conhecimentos, habilidades e atitudes médicas, desde o acolhimento dos pacientes até os procedimentos mais complexos, como suporte avançado de vida. Esses são os objetivos do Laboratório de Habilidades Médicas da Faculdade de Medicina da UFPA, o qual será inaugurado em setembro deste ano. Para potencializar o uso deste espaço, professores e alunos de Medicina da Federal Paraense participaram da Oficina de Capacitação em Simulação em Habilidades Médicas, nos dias 08 e 09 de agosto.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Propesp/UFPA divulga resultado do Pibic 2011

Já está disponível, no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (Propesp), o resultado do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) 2011, mantido em parceria com outras instituições de fomento à pesquisa. No total, 417 projetos foram beneficiados e 658 Bolsas de Iniciação Científica estão disponíveis. 

Confira matéria matéria completa e o resultado do Pibic 2011 no Portal da UFPA.

Faculdade de Odontologia: Matrícula do 2º semestre/ 4º período letivo 2011

Confira, abaixo, os dias e horários da matrícula do 2° semestre referente ao 4º período letivo conforme o Calendário Acadêmico da Universidade Federal do Pará (UFPA).


quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Abertas as inscrições para Curso de Especialização em Odontopediatria


A Faculdade de Odontologia do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (ICS/UFPA) abriu seleção para o Curso de Especialização em Odontopediatria-8ª versão. São 12 vagas ofertadas para a especialização que inicia em setembro de 2011 e tem término previsto para março de 2013. 

As inscrições já iniciaram e encerram-se no dia 02 de setembro de 2011. Para se inscrever são necessários diploma de graduação, Curriculum Vitae, Registro no Conselho Regional de Odontologia e uma foto 3x4. A prova de seleção acontece nos dias 05 e 06 de setembro e a matrícula no dia 08 de setembro.

Informações: 
Universidade Federal do Pará- Faculdade de Odontologia.
Fones: 3201-7688/ 8821-2180/ 8142-9039.
E-mail:conceicao_odonto@yahoo.com/ nelson72carvalho@gmail.com.



Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.
                      

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ICS/UFPA oferta vagas para Professores Substitutos

A Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou o Edital N°202/2011 para o preenchimento de vagas de Professor Temporário (Substituto). As inscrições começaram hoje, 03, e se estendem até o dia 17 de agosto de 2011, nas Unidades para onde se destinam os Processos Seletivos Simplificados. 

Os documentos necessários para a inscrição são: requerimento de inscrição devidamente preenchido e assinado, RG, CPF, diploma de graduação reconhecido pelo MEC e Curriculum Vitae. As seleções serão realizadas de acordo com o Plano de Concurso de cada disciplina. 

Para o Instituto de Ciências da Saúde (ICS) são ofertadas vagas para Professor Substituto nas disciplinas Enfermagem Médico Cirúrgica; Terapia Ocupacional aplicada à motricidade e desenvolvimento humano no diferentes ciclos de vida; Atividades e recursos terapêuticos em Terapia Ocupacional; Química Farmacêutica, Farmácia Comunitária; Atenção ao Sistema Hematopoiético; Atenção Integral ao adulto e ao idoso. 

Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Calouros da FFTO recebem as boas vindas

Calouros da FFTO preenchendo o cadastro acadêmico
A Faculdade de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará (FFTO/ICS/UFPA) recebeu, no dia 01 de agosto, os novos estudantes da Faculdade, aprovados no Processo Seletivo 2011 da UFPA. A orientação acadêmica aconteceu no auditório Monteiro Leite do ICS e foi especial por ser a orientação da turma pioneira de Terapia Ocupacional.

Prof. Victor e Profa. Denise
O evento conduzido pelo professor e diretor da FFTO, Victor Corrêa e pela professora e vice-diretora da Faculdade, Denise Pinto, apresentou aos alunos a UFPA através de um vídeo sobre os 50 anos da Instituição, assim como as grades curriculares dos cursos. Também estavam presentes alguns professores da FFTO como Bianca Callegari, Cibele Câmara, Carla Serão, Cibele Braga e Marcelo Cardoso. Os calouros puderam tirar as dúvidas sobre o calendário acadêmico, o acesso à Biblioteca Central, Laboratório de Informática, e-mail da UFPA e sobre vários outros assuntos. 

Os cursos de Fisioterapia e Terapia Ocupacional foram criados em 2010, com o objetivo de formar “alunos ativos no aprendizado e que tenham compromisso com a sociedade”, segundo a vice-diretora Denise Pinto. A Faculdade tem duração de cinco anos e por enquanto está funcionando no prédio do ICS, na Generalíssimo Deodoro, devido a não-conclusão das obras na nova instalação da FFTO, no Campus do Guamá. As aulas iniciam em breve, no dia 22 de agosto. 


Texto: Karina Lan'Arc Pinto- Assessoria de Comunicação do Instituto de Ciências da Saúde.